9.27.2010

Teatro da Cerca São Bernardo

Para lá dos edifícios que circundam o Pátio da Inquisição esconde-se o Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB). Aos transeuntes ocasionais pode passar despercebido este espaço, que se descobre atravessando um corredor de paredes de pedra nua. 
No local, a modernidade da linha arquitectónica de Luís Durão, seu projectista, entra em confronto directo com a antiguidade do ambiente que a circunda, constituído por edifícios centenários. A casa que acolhe actualmente a companhia de Teatro Escola da Noite, por cedência da Câmara Municipal de Coimbra, esteve em construção de 2004 a 2008. Luís Durão não poupou nos pormenores. 
O arquitecto conjugou a madeira maciça com as paredes de betão, talvez inspirado pelas paredes de tijoleira dos edifícios que a rodeiam. 
Nos jardins da cerca criou um anfiteatro onde o palco é um longo tapete de água parada, reflectindo a iluminação do TCSB. Além das frequentes exibições teatrais, o TCSB acolhe, ocasionalmente, ciclos de cinema, conferências, debates, exposições e um conjunto variado de outras actividades culturais. 
A primeira das "Conferências da Imprensa" tem, assim, lugar num local de convívio pensado para o conforto, mas também para o debate activo de ideias.

Sem comentários:

Enviar um comentário